15 de abril de 2011

Diocese tentou tapar o sol com a peneira

"Tão logo descobriu-se que o Padre José Felipe Bastos não era padre, a Diocese tentou evitar um escândalo", garantiu um membro da igreja católica. Ainda segundo o mesmo, a idéia de tentar "tapar o sol com a peneira" partiu do Vigário Geral, Padre Francisco Guerra. "O Padre Francisco Guerra foi consultado e sugeriu que não fosse feito nenhum alarde sobre os fatos. Ele támbém sugeriu que fosse nomeado com urgência, um novo padre para ocupar as paróquias que estavam nas mãos do Padre Felipe", alegou. Fiéis dos quatro cantos da cidade buscam uma resposta para o ocorrido. "Se ele não era padre, porque a diocese permitiu que ele assumisse a paróquia? "Será que além de enganar os fiéis ele também conseguiu enganar a alta cúpula da diocese?" Será que no meio de tudo isso não tem uma justificativa ainda encoberta?" "Porque somente agora depois da polêmica do crucifixo envolvendo a Câmara de Vereadores é que mais esse escândalo veio á tona?". Esses são apenas alguns questionamentos feitos pela comunidade católica de João Monlevade. O mais curioso de tudo isso, é que nem a diocese e muito menos o "padre" Felipe se manifestam de forma clara para os fiés. Enquanto a diocese guarda á sete chaves se o "padre" é "padre" ou não, o mais interessado na questão, José Felipe Bastos, simplesmente baixa a cabeça e aceita a situação sem provar o contrário. Enquanto isso, o povo católico com nariz de palhaço, cara de palhaço e pinta de palhaço, continua fazendo papel de palhaço pelas ruas e avenidas da cidade. 

Um comentário:

  1. Quem tem razão?

    Desde os anos oitenta, tornou mais aparente, a diferencia, para o povo brasileiro, entre teologia da libertação e renovação carismática, diga se de passagem que a renovação carismática, de inicio, nem era aceito, reunir dentro de espaço da igreja católica, isto na maioria das dioceses, chegou quase ser um movimento a margem, mas como tinha alguns Padres e até alguns bem poucos bispos envolvidos, não chegou a ser excomungado, isto por que, na época o maior objetivo, tanto da igreja como da sociedade num todo, movimentava para destruir a ditadura militar que reinava neste pais e em quase toda America latina mais o Caribe, era muito clara a proximidade da renovação carismática com as igrejas pentecostais e isto incomodava, ao tempo de dedicar para arrasar de vez com a ditadura, ficava pregando milagres e expulsando demônios e ainda tinha uma aproximação muito grande com a política de direita, apoiados por grupos americanos, tinha como bandeira a extinção do comunismo, que na época “comia criancinhas”. Com a expulsão de Leonardo Boff do sacerdócio, o movimento liderado pelo cardeal Racing, hoje Papa, lembre-se que os dois eram amigos de universidade na Alemanha, e ao mesmo tempo a queda da ditadura no Brasil, a decadência física a morte de alguns Bispos, pode ser citado Dom Luciano Mendes, Dom Oscar Romero dentre outros, foi deixando de ter grandes motivos para ambos os lados, a teologia da libertação foi perdendo forças o movimento carismático foi adentrando na igreja sem grandes percepções, chegamos a entender que haveria um equilíbrio das duas partes e que ate pudesse caminhar juntos, este entendimento só ficou para quem não conhece João Monlevade, aqui e claro estes movimentos, eles estão bem aguerridos, há na cidades padres que são chamados de mais revolucionários, compram a brigas pelos movimentos sociais, sindicatos, enfrentam os políticos de direita, mas, ao mesmo tempo há um grupos de Padres que comungam com as idéias direitistas, mais conservadoras, mas costumeiras, tanto que esta claro que os Padres mais de esquerda usam uma determinada radio da cidade para transmitir suas mensagens aos fieis, já outro grupo usa uma radio ligado a um determinado grupo político, mais comercial, mais abrangente, menos políticos partidários, aparentemente é claro, bem, para quem vive perguntando o que e teologia da libertação e o que e renovação carismática, este e o melhor paralelo para um leigo poder entender. Você não precisa necessariamente posicionar de lado nenhum, mas e preciso ter o conhecimento para não ficar igual cego no tiroteio quando não entender Padre falar mal de políticos que o outro Padre anda de mãos dadas. Só lembrando que no meio evangélico estas diferencias também são muito aparentes, basta olhar as eleições próxima passada.

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